6 de maio de 2014

Aula-Fora: Lixo, Pra Onde Vai?


1. JUSTIFICATIVA
A aula-passeio é uma situação de descobertas a partir de uma realidade vivida autêntica. Sendo assim, a aula-passeio leva a criança a uma maior autonomia, vivendo situações reais e assumindo maiores responsabilidades, ampliando o campo das investigações. Chegando a descobertas inesperadas e interessantes privilegiando o encontro com o outro de maneira diferente daquela do dia a dia na escola, promovendo uma troca afetiva e uma tomada de consciência de valores sociais importantes para a vida de todos.


2. PRÁTICA
2.1 Identificação
Aula-passeio aplicada com os alunos da 2ª série do Ensino Fundamental.

2.2 Roteiro
Visita à Usina de Reciclagem de Lixo.

A escolha do local foi feita devido à importância que o mesmo tem com a questão de preservação da natureza e a preocupação com a qualidade de vida das pessoas, sendo de fundamental importância para a solução de um dos grandes problemas atuais: o lixo.

3. OBJETIVO GERAL
Investigar a aula passeio como uma atividade de aprendizagem para a construção e a apropriação dos conceitos científicos de Ciências e Estudos Sociais.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Com a aula passeio, na Usina de Reciclagem, busca-se:
· Perceber-se enquanto “ser” sujeito da história. Ser transformador, na busca de uma sociedade mais humana.
· Sentir a importância da preservação do meio ambiente, através das práticas cotidianas de redução e aproveitamento de lixo.
· Investigar a relação que se estabeleceu com a natureza na sociedade antiga até a atual, com a questão “lixo” que sempre existiu.
· Construir noções de localização, tempo, espaço, clima, mapas, paisagens...
· Enumerar hábitos de pré-reciclagem nas suas casas separando o lixo conforme suas especificações: papel, plástico, latas, vidros, lixo orgânico, dando o destino certo a ele.
· Ampliar o sentido da frase: “lixo tem que colocar no lixeiro”, separar e mandar para a Usina de Reciclagem, para que ele seja reutilizado.
· Observar as ações que o lixo não aproveitado causam nas paisagens, ou seja na própria natureza.
· Perceber que hábitos de dar destino correto ao lixo contribui para a preservação do meio ambiente.
· Possibilitar as crianças um espaço em que elas possam estar ampliando seus conceitos científicos, tendo contato com o real ao encontro do ideal de uma forma prazerosa.



4. DESENVOLVIMENTO
4.1 Atividades de Preparação
Apresentação do Projeto aos alunos.
Apresentação do Problema e Motivação: “Para onde vai o nosso lixo?”
Definição do conceito lixo.
Responder o problema apresentado no início.
Confecções de cartazes de quanto tempo a natureza leva para absorver o lixo, mostrando lugares poluídos e conscientizando sobre o mal que ela faz.
Pesquisa em casa com os pais e os avós: “Como era tratada a questão lixo antigamente até os dias atuais?”
Compartilhar com o grupo os resultados fazendo a linha do tempo estabelecendo a relação da pesquisa anterior.
Observar na escola, os latões de separação de lixo e a caixa de compostagem para o lixo orgânico que já existe.
Discussão: A Reciclagem como solução.
4.2 Atividades na aula passeio
Exploração do local através do roteiro de observações e dúvidas que surgirem naquele momento.
Entrevista com funcionários e responsáveis pelo funcionamento da Usina.

4.3 Atividades de sistematização
Elaboração de um texto, com os dados coletados através do roteiro de observações, contando a aula passeio, com ilustrações.
Desenho do trajeto feito pelos alunos com os pontos de referência observados durante o passeio.
Confecção da capa e montagem do livrinho das atividades executadas durante o projeto.
Carta para os alunos de outra classe, contando o que aprendemos, fazendo a comunicação.



Fonte: http://pedrinhaformati.blogspot.com.br/2009/07/planejamento-aula-passeio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário